A vantagem do marketplace para o mundo online – Cnova Marketplace

A vantagem do marketplace para o mundo online

A vantagem do marketplace para o mundo online

Você sabe o que é Marketplace?

Marketplace é um tema que tem ganhado bastante relevância no cenário internacional e nacional nos últimos anos. Talvez você já tenha comprado algum item de Marketplace recentemente ou simplesmente ouvido falar ou lido sobre este tema. Mas você realmente sabe o que é e quais são os principais Marketplaces do Brasil e do mundo?
Com a chegada do Marketplace ao Brasil, grandes empresas de e-commerce como Cnova, B2W, Mercado Livre e Walmart.com, passaram a oferecer seus sites para que diversos varejistas pudessem ter a oportunidade de vender seus produtos, combinado com a força de marcas tradicionais do mercado de consumo.

Mas de fato, por que o Marketplace é a melhor solução para lojas online?

O grande diferencial é que neste modelo de negócios todos ganham! O consumidor, que pode acessar e encontrar milhões de ofertas em um único local. O lojista, que aumenta suas vendas em um canal com intensa visitação, e o marketplace que diversifica seu mix através de itens ofertados por lojistas parceiros.
Para o lojista, além dos benefícios de atrelar sua marca e oferecer seus produtos a milhões de visitantes por mês, a operação financeira é bem justa. Não existe nenhum valor fixo mensal e todos os custos são variáveis em cima da venda, através da comissão acordada em contrato. A comissão contempla grande parte dos custos e riscos operacionais da venda online, tais como charge back, antifraude, taxas de administração, marketing, gateway e antecipação de recebíveis.

Para o cliente, o benefício é a praticidade de achar milhões de produtos em um único site da sua confiança e preferência, além de realizar a compra de diversos itens e parceiros diferentes efetuando um único pagamento.
Para o Marketplace, o benefício de replicar ofertas de lojistas dos mais variados setores é enorme. Com este alto número de ofertas, a grande certeza é que o consumidor encontrará a melhor oferta do mercado no Marketplace.
Mas não esqueça, para um resultado significativo no Marketplace, é essencial que o lojista fique atento a alguns pontos importantes.

Cadastro de itens: Importante manter o portfólio de produtos atualizado com o máximo de itens que a loja possui. Quanto mais produtos cadastrados, maiores as oportunidades de venda.
+ Produtos + Ofertas = +Vendas!
Estoque Atualizado: É extremamente importante manter os produtos cadastrados com estoque atualizado, assim o cliente encontrará seus itens disponíveis nos sites.
Monitoramento de preço, frete e prazo de entrega: A combinação de Preço, Frete e Prazo de Entrega fará com que sua oferta tenha a melhor exposição no site e consequentemente será encontrada com mais facilidade pelo consumidor.
Qualidade da ficha do produto: É necessário que o produto contenha o máximo de informações (dimensão, atributos, descrição, especificações técnicas) e imagem explicativa para garantir uma melhor experiência de compra ao cliente e diminuir trocas e devoluções dos produtos. Importante inserir todos os conteúdos relevantes.
Qualidade Operacional da Loja: É necessário monitorar a saúde operacional do negócio, mantendo alto nível de serviço em atendimento ao cliente, pós-venda, relacionamento e cumprimento dos prazos com o cliente final. Um cliente bem atendido sempre retorna! Não esquecer que o cliente precisa receber o produto no prazo, com a embalagem correta e qualidade prometida!

Sobre a CNOVA

A Cnova é uma das pioneiras a investir no Marketplace através da bandeira Extra.com.br, que possui o modelo de negócios desde 2013. Em janeiro de 2015, a companhia ampliou suas operações de Marketplace para as bandeiras CasasBahia.com.br, Pontofrio.com e Cdiscount.com.br.
As 4 bandeiras contam com mais de 65 milhões de visitantes por mês
Para ser um lojista é simples. Basta cadastrar-se e cumprir requisitos básicos tais como emissão de NFE para Brasil todo e entrega a nível nacional.
Hoje, o Marketplace é uma realidade nos grandes e-commerces mundiais e é uma tendência de negócio já consolidada.

Como anunciar corretamente os produtos nos marketplaces em 5 passos
Quer montar um e-commerce? Veja 10 coisas que você precisa saber

1 Comment

Deixe uma resposta